Endividamento: Sintomas, Causas e Como Tratar

Aprenda sobre Endividamento sob a perspectiva da psicologia e encontre orientações claras.

O endividamento pode ter um impacto significativo na saúde mental de uma pessoa. O acúmulo de dívidas, a pressão por juros e a incerteza financeira podem gerar estresse, ansiedade, insônia e até depressão. O problema financeiro pode se tornar uma fonte de vergonha e de isolamento, prejudicando os relacionamentos e a autoestima. A pessoa se sente impotente e com medo de não conseguir resolver a situação.

Lidar com o endividamento exige uma abordagem que vá além do aspecto financeiro. O acompanhamento psicológico é fundamental para que a pessoa possa lidar com as emoções, a superar o estresse e a desenvolver uma mentalidade mais saudável em relação ao dinheiro. O objetivo é que a pessoa possa recuperar o controle sobre a sua vida e a sua saúde mental, para que possa tomar as decisões certas e sair da crise.

Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.