Psicoterapia para Adolescentes

A Psicoterapia para Adolescentes é um suporte clínico que reconhece a intensa crise de identidade e as transformações da fase. O psicólogo estabelece um contrato de confiança e sigilo, criando um espaço onde o jovem pode discutir, com segurança, temas sensíveis como sexualidade, pressão de grupo e conflitos familiares. O foco é promover o desenvolvimento da autonomia e a construção de uma identidade saudável.

A Saúde Mental Adolescente e a OMS (2025/2026)

A OMS alerta para a alta incidência de depressão e ansiedade entre jovens. A psicoterapia é vital para a prevenção e tratamento destes quadros, sendo recomendada para adolescentes que enfrentam:

  • Sintomas de depressão, isolamento social, autolesão ou alterações bruscas de humor.
  • Forte ansiedade de desempenho, medo de falhar ou preocupação excessiva com a imagem.
  • Conflitos intensos com pais, amigos, ou dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis.
  • Problemas com autoestima, insegurança ou dificuldade em aceitar a própria imagem corporal.
  • Questões relacionadas a comportamentos de risco ou uso problemático de substâncias.

O profissional mantém o diálogo ético com os pais, focando na segurança e no bem-estar do adolescente, respeitando o sigilo necessário para o vínculo terapêutico.

Fontes/Referências: Organização Mundial da Saúde (OMS), Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.