Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição psiquiátrica caracterizada pela presença de obsessões e/ou compulsões. É fundamental entender que o TOC vai muito além de ter "manias" ou ser muito organizado; trata-se de um problema de saúde mental que gera sofrimento significativo e interfere gravemente na qualidade de vida.

As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos que a pessoa vivencia como recorrentes, persistentes, indesejados e invasivos, causando ansiedade ou angústia acentuada. O indivíduo tenta, frequentemente, ignorar ou suprimir esses conteúdos mentais, ou neutralizá-los com alguma outra ação ou pensamento. Por exemplo, uma obsessão pode ser o medo irracional de contaminação por germes ou a dúvida constante sobre ter causado um acidente.

Em resposta a essas obsessões, ou seguindo regras que devem ser aplicadas rigidamente, surgem as compulsões. Elas são comportamentos repetitivos (como lavar as mãos, checar, arrumar) ou atos mentais (como contar ou repetir palavras em silêncio) que a pessoa se sente forçada a executar. A finalidade do ato compulsivo é prevenir ou reduzir o sofrimento provocado pela obsessão ou evitar algum evento temido. No entanto, esses atos não estão conectados de forma realista com o que deveriam prevenir, ou são claramente excessivos.

O diagnóstico de TOC se estabelece quando essas obsessões e compulsões tomam muito tempo da pessoa (geralmente mais de uma hora por dia) ou causam sofrimento clinicamente significativo, prejudicando o desempenho social, profissional ou em outras áreas importantes.

Psicólogos para terapia online ou presencial

Encontre psicólogos qualificados para sua terapia online ou presencial. Garantimos sua segurança: todos os profissionais da plataforma são verificados semanalmente e possuem registro ativo no CRP.

Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.