Não deixe a ansiedade te dominar

O Caminho para a tranquilidade

Por Suzane Martins Brancaglioni, CRP 06/136222

22/08/2025 às 18:40, atualizado em 31/08/2025 às 15:55 | Tempo de leitura: 2m

Imagem de capa do artigo: Não deixe a ansiedade te dominar

A ansiedade é uma emoção natural, uma espécie de alarme interno que nos prepara pra lidar com desafios. Quem nunca sentiu um frio na barriga antes de uma grande apresentação, a expectativa por um resultado importante ou aquele nervosismo diante de uma situação desafiadora? Nesses momentos, o que a gente sente pode até ser um motor, impulsionando nosso foco e nossa ação.

Mas, há uma diferença crucial entre essa resposta natural e a ansiedade que se torna um peso. Enquanto uma é passageira, a outra se instala. Quando a preocupação é constante, o coração acelera sem motivo aparente e a insônia surge, é um sinal de que algo precisa de atenção. A ansiedade pode se manifestar como um estado de alerta contínuo, uma sobrecarga mental que drena nossa energia e impede a gente de viver com tranquilidade.

É fundamental estar atento aos sinais de que o que você sente pode estar virando um problema. Se a sua mente não desliga e você fica pensando constantemente em cenários negativos, se pequenas coisas começam a te tirar do sério ou se a dificuldade de concentração transforma tarefas simples em grandes desafios, esses são indicativos importantes. O seu corpo também envia alertas: músculos tensos, dores de cabeça, cansaço constante, insônia ou palpitações são manifestações físicas dessa angústia emocional que não encontra uma válvula de escape.

Quando a ansiedade começa a invadir sua vida pessoal, profissional ou social, é um sinal claro de que é hora de buscar ajuda. A compreensão e o apoio de um profissional podem ser o caminho pra reestabelecer o equilíbrio.

Fontes e referências

Foto de Elīna Arāja no Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-desfocada-de-retrato-de-mulher-3326738/

Este artigo foi útil para você?

Você está precisando de um diagnóstico ou laudo?

O diagnóstico e o laudo médico são emitidos apenas por um psiquiatra. Um psicólogo pode trabalhar com a hipótese diagnóstica, uma ferramenta crucial para a terapia. Em nosso site, você encontra profissionais especialistas em ajudar a compreender o que você sente e a iniciar um tratamento em conjunto, colaborando para o seu bem-estar.

Atenção: Se você está passando por uma crise e precisa de ajuda imediata, procure o hospital mais próximo ou ligue para o CVV.
O atendimento é realizado no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Você também pode acessar www.cvv.org.br.

O Psiconsultório é um diretório de divulgação, e não uma clínica ou prestadora de serviços psicológicos. Não realizamos e nem intermediamos qualquer etapa do atendimento ou pagamento. Garantimos a exibição exclusiva de psicólogos com CRP ativo e a conformidade ética de seus perfis para fins de publicidade. A responsabilidade integral pela qualidade do serviço, método e conduta terapêutica é exclusiva do profissional e do cliente, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor e demais legislações vigentes.