A geração de vidro: quando o cuidado vira obstáculo

O paradoxo da superproteção e o impacto na formação da resiliência infantil

Por Eduardo Brancaglioni Marquetti Lazaro, CRP 06/199338

11/12/2025 às 01:34, atualizado em 11/12/2025 às 01:34

Tempo de leitura: 4m

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Eduardo Brancaglioni Marquetti Lazaro
Psicólogo
CRP 06/199338 Mogi das Cruzes/SP
Possui vagas para atendimento social

Há uma tendência contemporânea na parentalidade que se assemelha à engenharia de tráfego: pais que atuam como "limpa-neves", removendo qualquer obstáculo do caminho dos filhos antes mesmo que eles tropecem. A intenção é nobre e nasce do amor profundo, mas a psicologia clínica alerta para um efeito colateral silencioso e perigoso. Ao blindar a criança contra todas as frustrações, o adulto inadvertidamente bloqueia o desenvolvimento da imunidade emocional necessária para a vida adulta. Criar filhos em uma redoma asséptica não os protege do mundo; apenas os deixa despreparados para habitá-lo.

A armadilha do reforço negativo na resolução de problemas

Para compreender a mecânica da superproteção, precisamos revisitar os laboratórios de B.F. Skinner e seu conceito de condicionamento operante. Muitas vezes, quando um pai faz a tarefa de casa difícil pelo filho ou intervém imediatamente em uma briga de parquinho, ele está operando sob a lógica do reforço negativo — a remoção de um estímulo aversivo (o desconforto da criança).

O problema reside no que a criança aprende com essa interação. Segundo Skinner descreve em Ciência e Comportamento Humano, o aprendizado ocorre através da consequência da ação. Se a criança se depara com uma dificuldade e a solução aparece "magicamente" pelas mãos dos pais sem que ela precise se esforçar, o comportamento reforçado é a passividade e a dependência. Ela deixa de desenvolver repertórios comportamentais de enfrentamento. A longo prazo, isso pode levar ao que a psicologia chama de desamparo aprendido, um estado onde o indivíduo acredita ser incapaz de mudar sua situação, gerando apatia e, futuramente, sintomas depressivos. Crenças de incapacidade e a ansiedade

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Do ponto de vista cognitivo, a superproteção envia uma mensagem subliminar devastadora. Aaron Beck, fundador da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), explica que construímos nossa autoimagem baseada em nossas experiências de sucesso e fracasso. Quando os pais impedem o fracasso, eles também impedem a criança de constatar sua própria competência para se reerguer.

Isso fomenta a formação de uma crença central de desvalia ou incompetência: "Eu não consigo lidar com isso sozinho". Beck argumentaria que essa distorção cognitiva é o combustível para os transtornos de ansiedade na adolescência. O mundo é interpretado como um lugar ameaçador e perigoso, pois o jovem não possui, em seu "arquivo mental", registros de que sobreviveu a dificuldades anteriores por mérito próprio. O DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) corrobora essa visão ao associar estilos parentais excessivamente controladores e protetores a um maior risco de desenvolvimento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) nos filhos. A necessidade biológica da frustração

A neurociência afetiva nos ensina que o córtex pré-frontal, área responsável pelo planejamento e regulação emocional, precisa de "treino" para amadurecer. Esse treino acontece justamente nos momentos de frustração moderada e estresse controlado. É no "não" que recebem, na queda de bicicleta e na nota baixa que o cérebro é forçado a criar novas conexões neurais para lidar com a adversidade.

Privar a criança dessas micro-doses de sofrimento é, paradoxalmente, impedir seu desenvolvimento cerebral pleno. A autonomia não é um dom genético, é uma conquista muscular. Assim como um músculo atrofia sem exercício, a resiliência emocional atrofia sem o uso. A criança precisa da "exposição graduada" aos problemas da vida, com o suporte dos pais na retaguarda, não na vanguarda. Conclusão

Amar, sob a ótica da psicologia científica, às vezes significa permitir que o outro sofra as consequências naturais de suas ações em um ambiente seguro. É a transição do papel de "salvador" para o de "treinador". O pai ou mãe suficientemente bom não é aquele que carrega o filho no colo a vida inteira, mas aquele que segura a mão enquanto ele aprende a caminhar sobre as pedras.

Ao devolver à criança o direito de errar, de se frustrar e de resolver seus pequenos conflitos, os pais estão oferecendo o maior kit de sobrevivência possível: a confiança inabalável de que, não importa o que aconteça, ela é capaz de lidar com a vida.

Referências
 
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5. ed. texto rev. Porto Alegre: Artmed, 2023.

BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e Comportamento Humano. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

YOUNG, Jeffrey E.; KLOSKO, Janet S.; WEISHAAR, Marjorie E. Terapia do Esquema: Guia de Técnicas Cognitivo-Comportamentais Inovadoras. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

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