Atendimento online

Atende aos fins de semana

Atendimento via WhatsApp

Agendar consulta

Entre em contato para consultar valores e pacotes

Denunciar este perfil

Como a terapia individual on line desenvolve coragem para mudanças?

Autor: Eduardo Brancaglioni Marquetti Lazaro

Publicado em: 16/08/2025 07:15:00

Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos

Denunciar este artigo

         
Como a terapia individual on line desenvolve coragem para mudanças?

A coragem não brota de uma simples decisão e reflexão imediata ao ler uma frase ou ouvir um discurso motivacional. Você pode até se empolgar, mas em pouco tempo tudo volta.

A terapia individual desenvolve sua coragem. O processo é como fortalecer um músculo. A gente começa com pequenos pesos, e com o tempo, a força necessária para levantar pesos maiores se constrói naturalmente.

No consultório, a coragem nasce do que podemos chamar de micro-progresso. Eu não vou pedir para você enfrentar seu maior medo de uma vez, isso seria no mínimo muito dolorido, desagradável e com poucas chances de sucesso. Em vez disso, vou te ajudar a dar um pequeno passo, por menor que seja, de acordo com as suas necessidades. Ao dar esse passo e perceber que a catástrofe que você tanto temia não aconteceu, você ganha uma nova informação. E a cada nova tentativa bem-sucedida, a sua confiança aumenta, e isso é muito bom!

Essa confiança se traduz em coragem. A cada pequena vitória, você começa a confiar mais em si mesmo e em sua capacidade de lidar com o mundo. A terapia te ensina a entender que o fracasso não é o oposto do sucesso, mas uma parte necessária que juntos vamos entender a sua jornada. E ao se libertar do medo de errar, a coragem para tentar e para mudar se torna uma consequência natural, não um ato heroico e nem um milagre.

Estas ideias foram inspiradas em algumas leituras que são essenciais e ajudam a ir direto ao ponto:

Se você quer começar do zero, o primeiro passo é com "Ciência e Comportamento Humano", do B. F. Skinner. Esse livro explica como o nosso comportamento é moldado e como o ambiente influencia nossas ações.

Depois, para aprofundar a parte dos pensamentos, "Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática", de Judith S. Beck, é uma ótima leitura. Ela detalha como identificar e trabalhar com aqueles pensamentos que nos limitam.

E se a sua curiosidade é sobre como agir mesmo com emoções difíceis, o livro "Terapia de Aceitação e Compromisso", do Steven C. Hayes, é um guia prático para aprender a viver com mais propósito e sentido.

E eu sei que apenas ler a bibliografia não substitui e não tira todas suas dúvidas sobre a terapia individual, então faça contato comigo, vamos convesar. Eu quero entender o que você precisa e ser a ponte para a sua melhor versão de si.

Aviso: O Psiconsultório é uma plataforma de divulgação de psicólogos e artigos. A responsabilidade por qualquer informação de perfil e conteúdo técnico é exclusiva do profissional ou autor.
O Psiconsultório não realiza agendamentos, não intermedeia pagamentos e não se responsabiliza pela conduta ou qualidade dos atendimentos.
Caso encontre alguma inconformidade, por favor, use o botão "denunciar" para nos informar. Para mais detalhes, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Atenção: Este site não oferece atendimento emergencial. Em caso de crise, contate o CVV (188) ou procure o hospital mais próximo.

1 As informações contidas neste site são de caráter informativo e educativo, baseadas no conhecimento atual da Psicologia e nas diretrizes de órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e manuais diagnósticos de referência (como o DSM-5 e a CID-11).