Psicologia Histórico-Cultural

A Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada nas obras de Lev Vygotsky, entende que o desenvolvimento humano é mediado, principalmente, pela cultura, pela linguagem e pelas interações sociais. O foco não está apenas nos processos internos, mas em como o indivíduo se constrói e desenvolve suas funções psicológicas superiores (pensamento, memória) através da sua história e da sua relação com o meio.

Cultura e desenvolvimento humano

Esta abordagem é crucial em contextos de desenvolvimento e educação. É aplicada para:

  • Compreensão da aprendizagem e da construção do conhecimento em ambientes formais e informais.
  • Identificação da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é o potencial de aprendizado do indivíduo.
  • Análise da influência da linguagem e da cultura na formação do pensamento.
  • Intervenção em psicoterapia e no contexto escolar, valorizando o aspecto social da mente.
  • Trabalho com inclusão e a valorização das diferenças no processo de desenvolvimento.

O terapeuta histórico-cultural busca entender o indivíduo a partir das ferramentas simbólicas que ele utiliza para interagir com o mundo.

Fontes/Referências: Conselho Federal de Psicologia (CFP)

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