Tricotilomania: Sintomas, Causas e Como Tratar

Aprenda sobre Tricotilomania sob a perspectiva da psicologia e encontre orientações claras.

A tricotilomania é um transtorno de controle de impulsos em que a pessoa sente uma necessidade incontrolável e repetitiva de arrancar os próprios cabelos. O ato de arrancar o cabelo pode ser uma forma de buscar alívio para sentimentos de ansiedade, tédio ou estresse. A pessoa com tricotilomania sabe que o comportamento é prejudicial, mas não consegue pará-lo. O transtorno afeta a autoestima e a imagem corporal.

A tricotilomania pode levar a falhas no couro cabeludo e a um grande sofrimento emocional. O tratamento se concentra em ajudar a pessoa a lidar com a ansiedade e a desenvolver estratégias para resistir ao impulso de arrancar o cabelo. O objetivo é que a pessoa possa ter uma vida mais tranquila e mais feliz, livre do transtorno.

Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.