LGBTQIA+: Sintomas, Causas e Como Tratar

Aprenda sobre LGBTQIA+ sob a perspectiva da psicologia e encontre orientações claras.

A comunidade LGBTQIA+ é um grupo de pessoas com identidades de gênero e orientações sexuais diversas. Fazer parte da comunidade é uma fonte de orgulho e pertencimento, mas também de desafios. O preconceito, a discriminação e o estigma social podem afetar a saúde mental, a autoestima e a segurança de uma pessoa, gerando o medo de ser julgada, rejeitada e de não ser aceita por quem ela realmente é.

O acompanhamento psicológico é fundamental para auxiliar a pessoa LGBTQIA+ a lidar com o preconceito, a superar o estigma e a se fortalecer para viver de forma mais autêntica e plena. A terapia é um espaço seguro para expressar seus medos e dúvidas, e fortalecer a sua autoaceitação. O objetivo é que a pessoa possa ter uma vida genuinamente feliz, construindo a sua própria história com coragem e resiliência.

Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.