Psicoterapia Infantil

A Psicoterapia Infantil é um tratamento psicológico seguro, ético e adaptado ao universo da criança. O psicólogo utiliza o brincar, jogos e a arte como ferramentas primárias para que a criança possa expressar e elaborar seus conflitos, medos e frustrações emocionais. O tratamento é rigorosamente sigiloso, mas o profissional mantém o diálogo ético com os responsáveis sobre o plano de tratamento e as orientações necessárias.

A Psicoterapia Infantil e a Prevenção na Infância

A intervenção precoce é fundamental para o desenvolvimento saudável, prevenindo o agravamento de problemas. A terapia é indicada ao observar:

  • Problemas persistentes de comportamento, como agressividade, birras excessivas ou isolamento social.
  • Sinais de ansiedade, medos noturnos, fobia social ou choro frequente.
  • Dificuldades de adaptação na escola, recusa escolar ou queda significativa no rendimento.
  • Reações emocionais intensas a grandes mudanças familiares (divórcio, luto, trauma).
  • Sintomas como enurese ou dificuldades persistentes na alimentação, sem causa orgânica.

O tratamento é realizado em conjunto com a Orientação para Pais, tratando a criança no contexto do seu ambiente de desenvolvimento.

Fontes/Referências: Conselho Federal de Psicologia (CFP), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Psicólogos para terapia online ou presencial

Encontre psicólogos qualificados para sua terapia online ou presencial. Garantimos sua segurança: todos os profissionais da plataforma são verificados semanalmente e possuem registro ativo no CRP.

Suzane Martins Brancaglioni
CRP 06/136222
Mogi das Cruzes - São Paulo / SP
Sou psicóloga e escrevo aqui no Psiconsultório. Com base na Psicanálise, te guio em um espaço de confiança para explorar emoções, entender angústias e redescobrir sua força interior.

R$ 100,00 / 50 min

Se você está passando por uma crise suicida, ligue para o CVV. O atendimento é realizado pelo site www.cvv.org.br. ou no telefone 188, a ligação é gratuita, 24h. Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue para o SAMU no telefone 192.